Arquivo geral –  Desde ontem, Quaresma

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider*

 Desde ontem, Quaresma

Desde ontem, quarta-feira de Cinzas, inicia-se o tempo quaresmal em toda a Igreja. Tempo este que nos prepara para a grande celebração do Mistério Pascal de Cristo: sua paixão, morte e ressurreição. É um tempo que nos convida à conversão e a atitudes novas.

A morte não perdoa

Nessa época do ano, em que se comemoram os dias de Carnaval, muitos amigos e pessoas de tradicionais famílias taquaritinguenses estão indo embora. A perda de um ente querido é sempre um momento delicado. A presença e o apoio dos parentes e amigos em momentos como esse é fundamental para suportar a dor.

O Carnaval passou…

Pois é. A partir de agora, o ano começa mesmo pra valer, como diz o ditado popular. Depois de tanta festa e folia, chega a quarta-feira de Cinzas. E aí, meus amigos e amigas, é preciso voltar ao trabalho.

Show da dupla carnavalesca

Larissa Andrade e Anderson Fernandez, respectivamente, Rainha e Rei Momo do Carnaval de Taquaritinga, deram um show à parte, por onde desfilaram. Ela, com sua enorme facilidade de se apresentar, pois participa de vários concursos de beleza e ele, com a tranquilidade que lhe é peculiar, não deixaram, em momento algum, a “peteca” cair, nos cinco dias da folia.

Tragédia no litoral

Com dezenas de mortes confirmadas, as chuvas que atingiram municípios do Litoral Norte é uma das maiores tragédias da história de São Paulo. Foi também o maior acumulado de chuva que se tem registro no país, com 682 milímetros e um rastro incalculável de destruição. Ainda há pessoas desaparecidas, com milhares de desalojados e centenas de desabrigados.

O maior registro

O acumulado de chuva nas cidades do Litoral Norte paulista passa a ser o maior registrado no Brasil. Em 2022, Petrópolis (Rio de Janeiro) teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas. Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (Santa Catarina), em 1991, com acumulado de 400 mm em apenas um dia.

Número de mortos supera o de 2022

São Sebastião foi um dos municípios mais afetados neste feriado prolongado de carnaval, com deslizamentos de encostas, alagamentos e bairros isolados devido à interdição de vias de acesso. O número de mortos já supera a tragédia de Franco da Rocha, em 2022, com o deslizamento que matou 18 pessoas. O acumulado de chuva nessa oportunidade foi de 70 milímetros em 24 horas.

Em março de 1967

Na história de São Paulo, a maior tragédia ocorreu em 18 de março de 1967 no município de Caraguatatuba, quando as fortes chuvas causaram o desmoronamento de encostas e centenas de casas foram soterradas. Segundo a contagem feita na época, 487 pessoas morreram, mas estima-se que o número de óbitos tenha sido muito maior.

Acumulado

O temporal registrado no Litoral Norte, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), resultou no acumulado de 682 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba.

De parabéns a Massa FM

Através do experiente radialista Auro Ferreira, a Massa FM, emissora do apresentador Ratinho, transmitiu, ao vivo, os desfiles no sábado e segunda, da Jardineira da Tarde, bem como do Caminhão da Alegria e caminhão do DJ Wolverine, passeata com foliões, com a presença, em cada dia, de mais de 10 mil pessoas. Um exemplo de dedicação e boa vontade de todos os funcionários da emissora. Além, claro, da competência de cada um.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: